21 de Setembro dia Mundial do Alzheimer
21 de setembro é a data em que se comemora o Dia Internacional da Doença de Alzheimer. Obviamente que as comemorações são no sentido de se lembrar da importância desta doença no contexto mundial.
A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência e tem despertado nas autoridades de saúde do mundo todo níveis de preocupação cada vez mais altos. Não tem cura! Mas tem tratamento.
Quanto mais cedo for o diagnóstico, melhor a qualidade de vida.
No Brasil, estima-se que existam atualmente (2018), 1,6 milhões de pessoas com Alzheimer, enquanto nos Estados Unidos é estimado o diagnóstico de um novo caso de Alzheimer a cada 35 segundos.
A doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.
Não há cura para a doença de Alzheimer, entretanto existem algumas formas de se proteger da doença, prorrogar seu início e ter uma qualidade de vida melhor.
- Evite fumar
- Evite bebidas alcoólicas em excesso
- Pratique exercícios
- Aumente ou mantenha suas redes sociais (amizades)
- Estimule sua mente, faça algo diferente daquilo que normalmente pratica: aprenda uma nova língua, tocar um instrumento, artes, etc.
- Tenha uma alimentação saudável
- Controle sua pressão arterial e seu colesterol.
- Busque uma boa qualidade do seu sono: “ é importante dormir bem”!
- Se tiver depressão, trate a depressão, procure um médico.
Gustavo Alves – Pesquisador em doença de Alzheimer.