Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF)

Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF)

 No Brasil, o espaço dedicado exclusivamente à armazenagem de medicamentos é denominado Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) (BLATT et al, 2013). É a unidade de assistência farmacêutica onde são realizadas a correta recepção, estocagem e distribuição.

O principal objetivo do CAF é garantir toda a cadeia logística do medicamento, de tal forma que o armazenamento garanta a manutenção das características físico químicas e microbiológicas dos produtos durante o período de estocagem, evitando possíveis perdas por desvio de qualidade ou por vencimento (DURANES; GONÇALVES, 2017)

Tabela 1: Condições ideiais de armazenamento

Condições ideiais de armazenamentoObjetivos
Não deve haver incidência de luz solar
direta.
Manter as características físico-químicas
dos produtos.
Ausência de mofo nas paredes, piso
ou teto
Evitar a penetração de umidade e
possíveis alterações físico-químicas nos
produtos
Ventilação adequadaManter a temperatura do ambiente
uniforme
Local limpo e organizadoGarantir a segurança nas atividades de
rotina
Cumprimento do empilhamento
máximo sugerido pelo fabricante
Garantir a integridade dos produtos
Medicamentos armazenados sob
pallets, longe das paredes e tetos
Permitir a reposição ou a retirada de
produtos do estoque, assim como, uma
circulação adequada de ar e a limpeza
do ambiente.
Presença de telas nas janelas

 
Proteger contra a entrada de pragas,
insetos e roedores

Fonte: DURANES; GONÇALVES, 2017

Recepção:

Ao receber os materiais comprados, estes devem ser acompanhados de suas respectivas notas fiscais e efetuar a conferência;

É muito importante que siga o PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO , assim você garante as normas técnicas de recebimento de produtos farmacêuticos;

Realizar os lançamentos de entrada por meio de sistema informatizado ou manualmente para futuras conferências; lembre-se de sempre seguir as normas técnicas já padronizadas;

Aplicar de forma eficaz a gestão do estoque;

Conservar os medicamentos em condições seguras, seguindo as orientações técnicas do fabricante ,de tal forma que se aplique o método PEPS (primeiro a entrar ,primeiro a sair, respeitando o prazo de validade) para a movimentação dos medicamentos;

Realizar levantamentos periódicos dos estoques e elaborar relatórios gerenciais.

Localização dos materiais e a CAF

O maior objetivo é a perfeita identificação e localização dos materiais estocados, para isto é importante observar alguns itens:

Rotatividade:

Os itens que apresentam maior rotatividade , que entram em grandes volumes e com elevado peso devem ser armazenados próximos a área de expedição, assim facilitará a distribuição.

Ordem de saída:

Os medicamentos com os menor prazo de validade devem ser armazenados à esquerda e na frente para serem dispensados primeiro.

Receber as requisições das unidades assistenciais e da dispensação com os registros ;

Uso de pallets:

São estrados confeccionados com materiais resistentes mas não podem ser de madeira, suportam maior peso e evitam o contato do produto com o piso, muito importante considerar um local para quando estes não estiverem em uso.

Utilização de prateleiras:

Deve ser de material resistentes e não poroso

Forma de empilhamento:

O empilhamento é uma forma de armazenamento de caixas , diminui a necessidade de divisões nas prateleiras , e, permite o máximo do espaço vertical.

Ordenação do estoque:

O mais indicado é por forma farmacêutica em ordem alfabética.

Equidistância

É necessário que o armazenamento mantenha uma certa distância entre os produtos para facilitar a circulação de ar e permitir a limpeza.

A organização interna da Central de Abastecimento Farmacêutico deverá constar de áreas que contemplem as necessidades do serviço, considerando o volume e tipos de produtos a serem estocados(BRASIL, 2001):

Tabela 2: Áreas da CAF

ÁreaDescrição
Área administrativaÁrea destinada às atividades operacionais, que deve estar localizada, preferencialmente, na entrada, para melhor acompanhamento das ações e o fluxo de pessoas e produtos. Esta área deverá conter salas para escritório, vestiários, refeitórios, banheiros e demais áreas destinadas às atividades administrativas.
Área de recepçãoÁrea destinada ao recebimento e à conferência de produtos. Obrigatoriamente, deve ficar situada junto à porta principal e conter normas e procedimentos escritos e afixados na parede.
Área de estocagem
ou guarda
Dependendo dos tipos de produtos a serem armazenados e das condições de conservação exigidas, deve-se dispor de áreas específicas para estocagem de produtos de controle especial, tais como: área para termolábeis, psicofármacos, imunobiológicos, inflamáveis (os de grande volume devem ser armazenados em ambiente separado), material médico-hospitalar, produtos químicos e outros existentes. As áreas de estocagem devem estar bem sinalizadas, de forma que permitam fácil visualização das mesmas. A circulação, nesta área, deve ser restrita aos funcionários do setor.
Área de expediçãoÁrea destinada à conferência, organização, preparação e liberação dos produtos a serem distribuídos. Pode estar ou não no mesmo espaço físico da recepção, porém distintamente separadas, dependendo da dimensão da área física.
Área de produtos
rejeitados/interditados
Área destinada à guarda de materiais imprestáveis à distribuição, enquanto aguardam destinação específica.

É interessante também que sejam previstas ainda as seguintes áreas de armazenagem: (DURANES; GONÇALVES, 2017)

  • Área de armazenagem para materiais de embalagem e envase: Quando o Hospital realiza atividades de manipulação e/ou fracionamento.
  • Área de artigos médicos hospitalares
  • Área de saneantes
  • Área de Separação e Conferência: local para conferência do material antes de ser entregue às unidades solicitantes.
  • Área de Expedição: local de onde são enviados, para reposição ativa, ou entregues os materiais solicitados.

Figura 1: Modelo de disposição interna de prateleiras e estrados em uma Central de Abastecimento Farmacêutico. Fonte: Adaptado de BRASIL, 2006.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *