Dia Mundial da saúde mental

Dia Mundial da saúde mental

O Dia Mundial da Saúde Mental deste ano (10 de outubro) é celebrado em um momento em que nossas vidas diárias foram significativamente perturbadas como resultado da pandemia COVID-19. Os últimos meses trouxeram muitos desafios: para os profissionais de saúde, que prestam seus serviços em circunstâncias difíceis e vão trabalhar com medo de levar COVID-19 para casa; para os alunos, que tiveram que se adaptar às aulas a distância, com pouco contato com professores e colegas e preocupados com o futuro; para os trabalhadores, cujos meios de subsistência estão ameaçados; para o grande número de pessoas presas na pobreza ou em ambientes humanitários frágeis com pouquíssima proteção contra COVID-19; e para pessoas com problemas de saúde mental, muitos dos quais estão ainda mais socialmente isolados do que antes. Sem falar em administrar a dor de perder um ente querido, às vezes sem poder se despedir.

A OMS ( Organiza Mundial da Saúde) tem anunciado que espera que as necessidades de apoio psicológico e social aumentem nos próximos meses. Por isto, a organização pode aumentar investidas em programas de saúde mental.

As enfermidades mentais são transtornos que afetam a capacidade de pensar, de sentir e inclusive o comportamento da pessoa. Pode chegar a interferir em sua vida cotidiana, em seus estudos, em seu trabalho, em seus relacionamentos sociais e também na maneira que a pessoa trata a si mesma.

Estes transtornos podem ter uma duração curta ou afetar a pessoa durante meses, anos ou, em alguns casos , por toda a vida.

Os transtornos mentais popularmente conhecidos são:

Transtornos de desenvolvimento (autismo, déficit de atenção,discapacidade intelectual entre outros);

Transtornos da conduta alimentar (bulimia, anorexia e inclusive a ingestão por compulsão alimentar ,entre outras);

Os transtornos emocionais ( depressão, ansiedade, estresse, o transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros);

E por fim os transtornos das condutas viciantes, sociais,psicóticas e bipolares.

Segundo a OMS a combinação dos fatores biológicos, psicológicos e sociais são determinantes para o desenvolvimento de um transtorno mental em um indivíduo.

Os profissionais da saúde especializados em saúde mental são os psicólogos e psiquiatras, que podem incluir sessões de terapia ou dependendo do caso , tratar com medicamentos.

A OMS aponta que para melhorar a saúde global é necessário que o tratamento seja mais econômico e acessível para todos. Também investir em pesquisas para encontrar outros tratamentos mais efetivos.

A prevenção e manutenção da nossa saúde mental considerando os parâmetros normais Requer hábitos muito simples.

Tais como, ter e manter relações sociais estáveis e adequadas, ter tempo para descansar,dormir o suficiente , consumir uma alimentação saudável, fazer exercício físico, cuidar de você , tudo isso ajuda para manter a saúde mental.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *