Devolução de medicamentos

Devolução de medicamentos

Existe uma avaliação pelo farmacêutico das devoluções de medicamentos que podem interferir no perfil farmacoterapêutico do paciente (ex.: antibiótico). É uma prática comum nas instituições, em especial para pacientes em alta, óbitos e transferências, mas que podem comprometer pacientes ainda internados.
Essas devoluções de medicamentos não administrados retornam a Farmácia sem registros de pacientes e justificativas. Geralmente em sistemas de dispensação para 24 horas, é difícil estabelecer qual o horário não administrado pela enfermagem, o que pode ser facilmente reconhecido quando o sistema é realizado por turno de enfermagem.
As devoluções devem ser avaliadas e quando medicamentos não são administrados o farmacêutico deve avaliar o comprometimento para o estado do paciente. Exemplo os antimicrobianos, medicamentos para controle da pressão arterial, coagulação entre outros.
Existe um registro de Não Conformidades (NC) das devoluções? Existe um encaminhamento para as NC identificadas e registradas?
Os indicadores de conformidades das devoluções e devidos encaminhamentos devem ser elaborados com o objetivo de treinamentos, evitar perdas e melhorar o
processo.
Vale lembrar ainda que é necessária a adoção de providências que coloquem a
disposição das unidades de internação medicamentos de urgências. Deve-se elaborar uma listagem com quantidades máximas e mínimas de medicamentos selecionados e cabe à Farmácia o controle das validades destes produtos, bem como a manutenção
dos estoques após solicitação pela enfermagem.

É válida os registros mensais e trimestrais destas devoluções.

#farmaciahospitalar

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *